sexta-feira, 5 de junho de 2009

Guitarra Um estilo de viver!!!!

Bom pessoal, com o tempo vou falar sobre guitarra e seus equipamentos, como amplificadores, pedais, pedaleiras e etc!!!!

Bem, pra começar vou falar um pouco sobre a guitarra!

O que é a guitarra?!

A Guitarra é um instrumento da "classe" cordofone, ou seja, um instrumento de cordas. A origem do som é proveniente da vibrção de uma ou mais cordas.
O som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica; esta onda se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais - que têm massa e elasticidade, como os sólidos, líquidos ou gasosos, quer dizer, não se propaga no vácuo.
Os sons naturais são, na sua maior parte, combinações de sinais, mas um som puro monotónico, representado por uma senóide pura, possui uma velocidade de oscilação ou frequência que se mede em hertz (Hz) e uma amplitude ou energia que se mede em décibeis. Os sons audíveis pelo ouvido humano têm uma frequência entre 20 Hz e 20 kHz. Acima e abaixo desta faixa estão ultra-som e infra-som, respectivamente.
No caso dos instrumentos cordofones (ex. guitarra) essas ondas são geradas pelas cordas que passam pela madeira e por todo o instrumento e são captadas para o amplificador através de captadores.

As vibrações são classificadas de acordo com sua frequência em quatro grupos




Quando batemos na corda e a mesma vibra uma parte se propaga no ar, mas uma parte deste som é propagado através das partes em que a corda está fixada, na ponte (ou rastilho) e na pestana e ao atingi-los é propagada pelo braço e pelo corpo do instrumento. Quando apertamos numa determinada casa este é propagado também pelos trastes ate a escala e passando para o braço.
A madeira influencia no timbre do instrumento pois cada classe e cada tipo diferente de madeira apresenta uma facilidade de propagação de determinadas frequências. Isso é algo que temos q prestar atenção na escolha das madeiras, e no formato do instrumento.
Instrumentos Cordofones
Nos instrumentos cordofones, como mencionado anteriormente, a origem do som é proveniente da vibração de uma ou mais cordas tensionadas. Os cordofones são divididos em duas classes, sendo elas:
Cordofones simples - instrumentos que são, em essência, compostos de uma corda ou cordas esticadas em um suporte. Estes instrumentos podem ter uma caixa de ressonância, mas sua remoção não impede a execução do instrumento (embora possa alterar o timbre ou a intensidade do som produzido). Entre eles destacam-se, o berimbau, vários tipos de harpas, liras e cítaras.
Cordofones compostos - instrumentos que têm uma caixa de ressonância como parte integral do instrumento. Isto inclui a maior parte dos instrumentos de cordas ocidentais, como os violinos, guitarras e a harpa orquestral.
A denominação Luthier, teve origem na construção do alaúde, que em italiano se chama liuto, portanto, liutaio significa quem faz alaúdes. Segundo Antonio Houaiss, o termo chegou à língua portuguesa por meio da palavra francesa luthier (fabricante de instrumentos de corda), derivada da palavra luth (alaúde) mais o sufixo ier.
Nosso curso de luthieria será direccionado aos Cordofones Compostos, com abordagem mais específica em guitarras.
Estrutura básica da Guitarra
O nome guitarra refere-se a uma série de instrumentos de cordas beliscadas, que possuem geralmente de 4 a 12 cordas tencionadas ao longo do instrumento e possuem um corpo com formato aproximado de um “8”, além de um braço, sobre o qual as cordas passam.
Partes da Guitarra
As partes principais do instrumento são o corpo (shape ou body), o braço (neck) e a mão (headstock).
Abaixo segue uma foto com as partes da Guitarra:


Parte Eletrica -Se olharmos para o corpo da guitarra iremos ver que no seu centro, temos no caso do nosso desenho três peças, podendo ser uma ou duas variando de acordo com o tipo de guitarra, que são chamadas de; captadores e pick-ups nos EUA, que cuja função é captar o som emitido pelas cordas tocadas logicamente pelo guitarrista e enviá-lo para o amplificador que por sua vez tem a função de dimensiona-lo em volume através do auto falante instalado na própria caixa do amplificador. Os captadores são chamados fisicamente de "transdutores", que por definição quer dizer; qualquer dispositivo eletrônico ou eletromagnético que converte formas de energia física em energia elétrica. Havendo dois tipos básicos de captadores; o de Bobina simples e o de Bobina dupla. Vejamos:

1) Bobina simples ou Single-Coil: Este é o tradicional, consiste num imã enrolado por um fio de cobre muito delgado com centenas de voltas em torno da barra do imã. O modelo Fender por exemplo é usado com seis imãs individuais que são um tipo de "cabecinhas redondas" cromadas no captador que são facilmente visualizáveis, um fator notavel nos captadores Single é o seu ruido, se você parar de tocar e deixar as cordas soltas o captador vai fazer tipo "hummmm".

2) Bobina dupla : Conhecido como "Humbuckers", ou Humbuckings que quer dizer ; "supressores de ruídos". Os captadores de bobina simples são vulneráveis à interferência de radiação eletromagnética ou seja, eles possuem uma tendência a captar ruídos quando próximos a amplificadores ou aparelhos elétricos. Pensando nisto, um engenheiro da Gibson em 1955, decidiu criar um captador que eliminasse estes ruídos, assim surgindo os Humbuckers.

Existem ainda as outras peças que completam a parte elétrica da guitarra, sendo; os Potenciometros de Controle de volume e tonalidade que são operados pelos knobs (botões que se encontram abaixo dos pick-ups à direita no corpo),a chave seletora de pick-ups podendo haver ainda uma chave defasadora ( de pick-ups ou politones ) e o jack que é a entrada do plug do fio da guitarra, que normalmente encontra-se na lateral do instrumento, que através deste fio envia o sinal para o amplificador.


Parte Física-Como já foi comentado, a guitarra possui 3 partes físicas, sendo: Corpo, Braço e Cabeça. Vejamos o corpo.

1) O Corpo pode ter dois tipos básicos do ponto de vista anatômico; o acústico e o maciço. Sendo o acústico mais antigo por ser praticamente um violão eletrificado que foi evoluindo e o maciço que é um corpo sólido ( conforme o nosso desenho da Anatomia da Guitarra ).

2) O Braço da guitarra é constituído por duas partes de madeira. O próprio braço, que se junta com o corpo(o processo pode ser colocado ou parafusado). E a escala, que o lugar onde se encontra as trastes e as casas.

3) O HeadStock serve para sustentar as tarraxas que estão instaladas e que servem para afinar o instrumento.

4) A Ponte que se encontra instalada na parte inferior do corpo serve para prender e sustentar as cordas que estão presas à outra extremidade já citada que são as tarraxas.

5) O Tensor é uma peça de ferro tipo uma vareta que se encontra dentro do braço com a finalidade de evitar o eventual empenamento do instrumento através de sua regulagem que deve ser feita por alguém especializado que se chama luthier.

6) Os Trastes que estão instalados no braço são responsáveis pelo temperamento da escala que é o lugar onde pressionamos para sair os sons das notas e que chamamos de casas.

Existem ainda peças suplementares como a Alavanca ou Tremolo por exemplo, mas que ,são mais usadas em determinados estilos tipo; Rock.

Quanto a afinação da guitarra temos como padrão standard a seguinte relação;

Considerando as cordas da guitarra debaixo para cima;

6 (sexta) corda = MI

5 (quinta)corda = LA

4 (quarta)corda = RÉ

3 (terceira)corda =SOL

2 (segunda)corda = Si

1 (primeira) corda = MI

Obviamente existem muitos outros padrões de afinação em estilos que se utilizam de tais recursos, entretanto esta relação acima é a mais comum.

Bem Pessoal....acho que para começar ta bom !!!!

Qualquer duvida mayron.pohl@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário